Oncologista Especialista em Tumores Geniturinários – Dra. Gisele Marinho
Oncologista Especialista em tumores geniturinários e outros tipos de câncer.
Gisele Marinho dos Santos é uma oncologista brasileira que construiu uma sólida carreira na área médica. Graduou-se em Medicina pela Universidade Iguaçu em 2004 e, em seguida, dedicou-se à especialização em Cancerologia Clínica no Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, concluída em 2006. Seu trabalho de especialização recebeu o título “Taxas de Respostas e Grau de Toxicidade do protocolo FOLFOX 4 adaptado em comparação com FOLFOX 4 original”.
Desde 2011, exerce a função de Médica Oncologista no Oncologia Americas, tendo sido promovida a Gerente Médica em 2015. Atualmente, é coordenadora do grupo de Tumores Geniturinários do Oncologia Americas.
Além disso, desempenha um papel de destaque como Pesquisadora no Instituto COI de Pesquisa e Educação desde 2013. Adicionalmente, recebeu o título de Especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Cancerologia em 2018.
Gisele Marinho dos Santos expandiu seus conhecimentos ao obter um MBA em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro entre 2016 e 2017. Seu comprometimento com avanços na área oncológica fica evidente mediante sua participação em diversos eventos e congressos nacionais e internacionais. Atualmente, sua dedicação à saúde oncológica reflete-se em seu cargo de Gerente Médica no Oncologia Americas, consolidando sua posição como uma profissional de destaque na gestão e prática clínica.
CRM/RJ: 5277457-0.
RQE: 19740
O tratamento do câncer e os desafios do Oncologista
O médico oncologista dispõe de diversos tratamentos que podem ser prescritos ao paciente, levando em consideração uma série de fatores. A medicina avançou significativamente nesse tipo de tratamento, tornando o combate ao câncer mais eficiente por meio da quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e hormonioterapia.
Além disso, o especialista deve oferecer um tratamento humanizado ao paciente, demonstrando empatia e ajudando-o a lidar com todos os processos envolvidos. Isso se deve ao fato de que receber o diagnóstico de uma doença como o câncer é muito difícil e, frequentemente, o paciente fica abalado emocionalmente, necessitando de todo o apoio, tanto da equipe médica quanto dos familiares.
Principais tratamentos oferecidos pela
Dra. Gisele - Oncologista
A Dra. Gisele oncologista oferece tratamento para diversos tipos de câncer que afetam os sistemas urinário e reprodutor. Os casos diagnosticados de tumores geniturinários correspondem a um quinto de todas as manifestações da doença. O câncer de próstata, por exemplo, é o segundo mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.
O câncer de próstata pode ser tratado com a remoção cirúrgica do tumor, associada à radioterapia e terapia hormonal, conforme cada caso. As chances de sucesso no tratamento são maiores com um diagnóstico precoce, por isso todo homem deve realizar os exames preventivos a partir dos 50 anos.
Quando o quadro de câncer de bexiga está em um estágio avançado, pode ser necessária a retirada completa do órgão. No entanto, se o diagnóstico for feito precocemente, é possível retirar o tumor e submeter o paciente à imunoterapia e quimioterapia.
O tratamento de câncer renal varia conforme a gravidade do quadro. Assim, em sua fase inicial, a doença limita-se apenas aos rins, mas as células cancerígenas podem chegar à corrente sanguínea e afetar outros tecidos. Cirurgia, radioterapia e imunoterapia são opções de tratamento.
O câncer de testículo apresenta chances elevadas de cura. Isso decorre do fato de que combinações de cirurgia, radioterapia e quimioterapia alcançam excelentes resultados no combate à doença. Trata-se de um tipo de câncer considerado raro, cujos sintomas podem ser confundidos com outros problemas, como inflamação nos testículos.
Na maioria dos casos, o câncer de pênis causa alterações perceptíveis no órgão, como feridas e mudanças na pele, o que facilita o diagnóstico precoce e o início do tratamento. Além da cirurgia para a retirada do tumor, o especialista pode receitar quimioterapia, radioterapia e imunoterapia.
Equipe Multidisciplinar, formada
por Oncologista e outras especialidades
O paciente terá um acompanhamento especializado envolvendo diversos profissionais. Assim, além da oncologista, participam do tratamento especialistas em: nutrição oncológica, psicologia oncológica, clínica da dor, cuidados integrados e estomaterapia. Dessa forma, o processo se torna mais eficiente e humanizado.